Uma recente
pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que por volta do ano de 2020, o país
poderá ter mais de 10 milhões de vagas a mais do que pessoas disponíveis para
preenchê-las.
Mais ainda,
existe uma crescente evidência da insatisfação dos trabalhadores, em função da
falta de oportunidades de crescimento na carreira, e falta de liderança.
Outro fator, que
tem atormentado os trabalhadores na última década, é a pouca disponibilidade de
tempo para suas atividades particulares, em função do estabelecimento daquilo
que chamamos da “busca doentia por resultados” que gera um ambiente de trabalho
altamente competitivo e agressivo.
Para que, de
alguma forma, as empresas possam trabalhar sobre retenção de talentos, aqui vão
algumas dicas para que as empresas possam trabalhar sobre seus processos de
retenção:
Mostre real
interesse e consideração. Continue a ser ou torne-se realmente interessado em
cada pessoa que lhe dá suporte e naquelas das quais você depende.
Faça com que o
trabalho e a atividade tenham significado. Ajude as pessoas enxergarem a
conexão entre o que elas fazem, e que diferença elas podem fazer para a
empresa, para seus clientes internos e externos, e para a sociedade como um
todo.
Faça perguntas
corajosas. Não tenha vergonha, nem se sinta constrangido em perguntar por que
seus funcionários querem permanecer na empresa e o que é preciso fazer para
retê-los.
Aumente as
competências de acordo com a situação. Busque oportunidades para colocar as pessoas
em situações desafiadoras, nas quais suas habilidades e competências crescerão
e se desenvolverão.
Faça do contato
individual uma rotina. Conduza reuniões individuais de curta duração entre
gerentes/líderes e com as outras pessoas que se reportam a você. Comece
perguntando, “O que você tem em mente?” – Aí, ouça e aja.
Faça da retenção
uma responsabilidade de todos. Encoraje sua equipe a se sentir responsável pela
retenção de seus pares e esteja alerta aos problemas que precisam ser
resolvidos.
Seja um
construtor de carreiras. Fale com seu pessoal sobre suas carreiras em longo
prazo e ajude-as usar ou construir as habilidades e competências que serão
necessárias para o futuro.
Ajude as pessoas
a tirarem “nota alta”. Seja claro quando você estiver explicando o que é alto
desempenho.
Gerencie o
sentido da mudança. Movimente-se na direção das pessoas nos momentos de
incerteza, incluindo mudanças organizacionais e de ordem pessoal. Esteja lá e
seja aberto. Verifique como as mudanças estão sendo absorvidas com freqüência.
Faça o que você
prega. Esteja ciente de que as pessoas estão sempre olhando e avaliando você e
suas ações como líder.
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Esta é a política empresarial dos sonhos de todo setor de Gestão de Pessoas...
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