quarta-feira, 17 de julho de 2013

10 Dicas para Retenção de Talentos

Uma recente pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que por volta do ano de 2020, o país poderá ter mais de 10 milhões de vagas a mais do que pessoas disponíveis para preenchê-las.
Mais ainda, existe uma crescente evidência da insatisfação dos trabalhadores, em função da falta de oportunidades de crescimento na carreira, e falta de liderança.

Outro fator, que tem atormentado os trabalhadores na última década, é a pouca disponibilidade de tempo para suas atividades particulares, em função do estabelecimento daquilo que chamamos da “busca doentia por resultados” que gera um ambiente de trabalho altamente competitivo e agressivo.

Para que, de alguma forma, as empresas possam trabalhar sobre retenção de talentos, aqui vão algumas dicas para que as empresas possam trabalhar sobre seus processos de retenção:

Mostre real interesse e consideração. Continue a ser ou torne-se realmente interessado em cada pessoa que lhe dá suporte e naquelas das quais você depende.

Faça com que o trabalho e a atividade tenham significado. Ajude as pessoas enxergarem a conexão entre o que elas fazem, e que diferença elas podem fazer para a empresa, para seus clientes internos e externos, e para a sociedade como um todo.

Faça perguntas corajosas. Não tenha vergonha, nem se sinta constrangido em perguntar por que seus funcionários querem permanecer na empresa e o que é preciso fazer para retê-los.

Aumente as competências de acordo com a situação. Busque oportunidades para colocar as pessoas em situações desafiadoras, nas quais suas habilidades e competências crescerão e se desenvolverão.

Faça do contato individual uma rotina. Conduza reuniões individuais de curta duração entre gerentes/líderes e com as outras pessoas que se reportam a você. Comece perguntando, “O que você tem em mente?” – Aí, ouça e aja.

Faça da retenção uma responsabilidade de todos. Encoraje sua equipe a se sentir responsável pela retenção de seus pares e esteja alerta aos problemas que precisam ser resolvidos.

Seja um construtor de carreiras. Fale com seu pessoal sobre suas carreiras em longo prazo e ajude-as usar ou construir as habilidades e competências que serão necessárias para o futuro.

Ajude as pessoas a tirarem “nota alta”. Seja claro quando você estiver explicando o que é alto desempenho. 
Gerencie o sentido da mudança. Movimente-se na direção das pessoas nos momentos de incerteza, incluindo mudanças organizacionais e de ordem pessoal. Esteja lá e seja aberto. Verifique como as mudanças estão sendo absorvidas com freqüência.

Faça o que você prega. Esteja ciente de que as pessoas estão sempre olhando e avaliando você e suas ações como líder. 


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