quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O Crescimento da Falta de Talentos

As previsões em diferentes locais do mundo mostram que as empresas estão demorando para selecionar e recrutar novos candidatos, pois a escassez de habilidades das pessoas está aumentando, Para os candidatos mais capacitados o momento é de felicidade, e infelizmente para as empresas, a falta de trabalhadores capacitados está custando bilhões de dólares.

Uma pesquisa recente com mais de 1.000 diretores corporativos, conduzida em parceria entre o Women Corporate Directors e a Heidrick & Struggles, mostraram os problemas por região e setor de atividade. O que é interessante. é que a maioria dos alto executivos indicou que suas empresas estão recrutando grande volume de pessoas pelo mundo.

A maior atividade de recrutamento está acontecendo nos setores de TI,  telecomunicações e compra de materiais. Os dois setores nos quais o recrutamento se mostra menos intenso, em função das incertezas e de problemas de regulação, são o  financeiro e de assistência médica.

Do ponto de vista geográfico, as maiores ações de recrutamento estão localizadas na Austrália, Nova Zelândia e América do Norte.* Estas informações estão totalmente alinhadas com o relatório, recentemente, publicado pela Manpower.

De acordo com a Conference Board of Canada, Ontario está perdendo mais de U$ 24,3 bilhões em sua atividade econômica e U$ 3, 7 bilhões de arrecadação de impostos, anualmente. Estas perdas se devem, ao fato de que as empresas, não conseguem encontrar as pessoas com as habilidades necessárias para inovar e crescer no atual cenário de negócios.

Na Argentina, a situação é mais ou menos a mesma. De acordo com o Grupo Manpower de lá, 49% das empresas acreditam que a escassez de habilidades afetará seus negócios. A média mundial é de 54%.

De acordo com a mesma pesquisa, as maiores faltas de talentos estão no Japão (85%), seguido pelo Brasil (68%). A escassez aumentou em 22% em Hong Kong, 17% na Turquia, 14% em Israel, 13% na Índia, e 12% na China em comparação com o ano passado.

Esta escassez de talentos terá um efeito devastador na capacidade das empresas gerarem vendas, e crescimento. As empresas mais visionárias irão conduzir entrevistas de retenção com seus funcionários de alto potencial, de forma a poder planejar o crescimento de seus próprios talentos, e começar a construir seus pipelines de talentos, trabalhando com escolas técnicas e faculdades locais, no sentido de preparar a grade curricular que será necessária para atender as necessidades futuras de aprendizado e prática.

*Observação: Este estudo não detalha os resultados do Oriente Médio, América Latina e África, devido ao baixo índice de respostas.  
*******************************************************************************
Copyright 2001 by The Herman Group.  
Reprodução permitida desde que com citação da fonte  
Artigos de Joyce Gioya, Business Futurist e consultora associada da TDC Capacitação Profissional.Para assinar ou cancelar o recebimento do Trend Alert Report, envie e-mail para tdc@tdccap.com, ou acesse nosso site www.tdccap.com Este serviço é público e gratuito. Envie suas sugestões e comentários para tdc@tdccap.com ,
*******************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário